domingo, 6 de fevereiro de 2011

Dia 2 - Paris

Acordamos por volta das 8h (nem adianta acordar muito antes, pq tá tudo escuro! Inverno na Europa é assim mesmo), nos preparamos e fomos tomar café. Modesto, mas deu pra encher o bucho. Alguns pães (baguette, de forma, croisant e unzinho lá recheado com chocolate), iogurte, água, café, leite, chá, suco, queijo, dois tipos de presunto, geléias, manteiga e Nutella! oO

Depois, subimos pra pegar as coisas e saímos. Destino: Cathédrale Notre Dame de Paris! Linda, preciso falar? Descemos na estação Châtelet, para podermos atravessar a Pont Neuf andando. O Rafa se espantou com a beleza de Paris. Nem preciso falar que o tempo todo estávamos tirando foto, né?

Atravessamos a Pont Neuf, um vento fortíssimo vindo do Sena. Passamos pela Conciergerie e até íamos entrar na Saint Chapelle, mas tava uma fila enorme. Só tiramos fotos por fora mesmo. Fomos em direção à igreja da Nossa Senhora. Entramos, a missa estava começando. Cantoria, órgão... deleitamo-nos! Demos a volta inteira, tiramos muita foto! Eu mesmo, que já tinha tirado muitas da outra vez, acabei tirando mais um monte.

Saímos da igreja, demos uma volta pra ver a igreja por outro ângulo, tiramos fotos na Place Jean XXIII (atrás da Notre Dame) e depois fomos olhar os bouquinistes (tipo umas barraquinhas com lembranças, livros usados, gravuras lindas, que fica à beira do Sena) e voltamos para comer. Almoçamos no mesmo lugar que eu tinha comido da outra vez e eu comi exatamente a mesma coisa: uma ciabatta com frango e queijo raclete e uma coca; o Rafa pediu um panini com presunto curado, queijo e tomate. Comemos na pracinha da Notre Dame e depois partimos, rumo à Île de St Louis. Eu não tinha conhecido da outra vez e tudo o que eu mais queria (e consegui) era encontrar a Berthillon (dizem que é o melhor sorvete de Paris). Entrei, e pedi um sorvete duas bolas de chocolate e coco! Uma delícia! E o melhor de tudo: achei bem barato, levando em conta o nome que tem. Paguei EUR 3.40.

Voltamos pra "terra firme" (a Notre Dame fica numa ilha, assim como île significa ilha), só que acabamos indo pro lado errado. Já estávamos bem cansados, então resolvemos pegar um metrô e descemos na estação Opera. O Palais Garnier foi um dos lugares que mais gostei da outra vez e não podia deixar de mostrar ao Rafa. Por fora (nas laterais), estava em reforma, mas dentro continua incrivelmente lindo! A melhor parte foi que acabei conhecendo uma parte que eu não conhecia: havia dois camarotes abertos à visitação e esse dava uma vista (maravilhosa, incrível) para o salão do palco! Gente, o que era aquilo? Que imponência, que majestividade (existe essa palavra?)! Fiquei boquiaberto com a beleza!

Muitas fotos depois, fomos em direção Galerie Lafayette. Adivinha?? Fechada! Claro né, seu burro, hoje é dimanche! Será que já não tinha reparado que a maioria das lojas tb o estavam?? Bom, então fomos andando até os Jardins de Tuileries! Um parque simpaticíssimo, que fica de frente pro Louvre, com uma fonte graciosa e uma roda gigante: a Roue de Paris! Demos uma volta nela. Achei uma delícia ver Paris do alto, não sendo de cima da Tour Eiffel. Do lado da Tuileries, fica a Place de la Concorde, onde algumas noivas tinham parado pra tirar foto. Se não me engano, todas orientais! Super cafona eu achei, mas... Seguimos pra Église de la Madeleine, mas o Rafa não quis entrar. Estávamos acabados de tanto andar!

Pegamos o metrô na estação Madeleine, subimos até Pigalle e fizemos correspondance (baldeação) pra Nation. Tínhamos esperança de encontrar algum mercado aberto, mas sem chance alguma! Paramos numa lanchonete, quase aqui do lado do hotel. Foi meio difícil a comunicação, mas comemos um sanduíche de frango com curry (bem gostoso) e batatas fritas. O cara era meio mal humorado e nem nos deixou pedir coca, mas nos trouxe um jarro com água. Era o que tinha! Acabou saindo bem mais barato do que eu achei: EUR 10. Voltamos pro hotel e ficamos panguando. Assisti dois episódio de Simpsons (em francês... entendi tudo!!!), tomei banho e dei uma ajeitada nas coisas pra levar a Londres. Amanhã bem cedo, vamos tomar café e seguir pra Gare du Nord, pra pegar o Eurostar.

Pessoal, novamente vou ficar devendo as fotos de hoje, pq já é bem tarde, mas prometo que em breve estarão por aqui!

Nenhum comentário: