sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Dia 5 - Londres (último dia no Reino Unido)

Não acordamos tão cedo, saímos depois do Mark ter ido trabalhar. Fomos pro ponto de ônibus, um frio de lascar, mas estávamos lá firmes e fortes. Pegamos o ônibus, linha 1 com destino a Tottenham Court Road Station e descemos na Holborn Station. Entramos na estação de metrô e pra nossa surpresa, não podíamos entrar antes das 9h30, pq o nosso passe não incluía horário de pico. Que shit! Resolvemos então pegar outro ônibus, quando lembramos que ainda tínhamos créditos no Oyster Card (bilhete único londrino), que os meninos nos emprestaram.

Entramos e fomos em destino à estação Liverpool Street, onde fomos até o mercadinho Tesco (o Rafa sempre costumava comprar coisas lá pra tomar café, quando estudava em Londres) e compramos pães com queijo, alho e tomate e croisants de chocolate. Como eu não queria engolir a seco aquilo tudo, voltamos pra estação e peguei um chocolate num quiosque da Costa que tinha por lá. O Rafa, pra variar, tomou Coca. Sentamos num banquinho no canto da estação e tomamos nosso café por lá. Estava tudo uma delícia. Terminamos e entramos no metrô de novo. Destino: Notting Hill Gate.
Fiquei um pouco decepcionado, pq não vi nada do que aparece no filme. O Rafa não conhecia muita coisa por lá, então nem achamos a Travel Book Store, muito menos a casa com porta azul (que nem é azul mais). Como não era fim de semana, não tinha a feirinha da Portobello Road (aquela mesma que o Hugh Grant atravessa no filme, quando está separado da Julia Roberts). Entramos em uma loja de cds e discos usados, eu até ia comprar alguns, mas o Rafa encheu o saco que eu não iria ouvir e deixei pra lá. Depois entramos num brechó que era bem legal, mas nem comprei nada tb. Ainda entramos numa papelaria e numa livraria, mas nada de muito interessante. Liguei pra mamy pra dar sinal de vida e dizer que estamos vivos e bem, ela até achou bem legal que estávamos em Notting Hill. Só faltou ver o Hugh Grant e a Julia Roberts mesmo.

Após essa curta incursão por Notting Hill, fomos dar uma olhada no maior detetive da história da Inglaterra: Sherlock Holmes. Pegamos o metrô novamente (esse passe que serve para o dia inteiro é realmente mágico...) e fomos para a estação Baker Street (até me deu vontade de ler o livro do Jô: O xangô de Baker Street). Logo na saída da estação tem uma estátua do Holmes, com seu famoso cachimbo. Algumas fotos e seguimos para a rua lateral onde tem a casa em que ele morou, que hoje se transformou em museu. Nem chegamos a atravessar a rua, só tiramos uma ou duas fotos e fomos embora.
Dessa vez, fomos pra estação King's Cross pra tirar algumas fotos. Pra quem não se lembra ou não gosta, esta estação é onde o Harry Potter pega o trem, destino Hogwarts, na plataforma 9 3/4, que realmente existe na estação verdadeira (claro que fizeram isso pra atrair o pessoal) com um carrinho atravessando a parede. Infelizmente a estação estava toda em reforma por causa das Olimpíadas, então tinha muito acesso impedido a não ser pra quem ia viajar de trem, o que não era o nosso caso. Saímos de lá decepcionados , mas fazer o que? Então o que fazer? Compras!!! Agora sim iria começar o dia oficial de compras em Londres (quem vê pensa que eu gastei horrores e que eu tenho dinheiro pra isso. Aliás, quem estava controlando o dinheiro em Londres era o Rafa).

Fomos para a Harrods, uma loja de departamentos enorme e chique. Claro claro claro que não compramos nada lá dentro. Achei até uma carteira de £ 1100, acreditam? Mas é um lugar interessante de se conhecer. Pra quem não sabe o que é uma loja de departamentos, já que no Brasil não lembro de nenhuma no momento, antigamente tinha o Mappin, do Anhangabaú. Saímos de lá e voltamos pra Picadilly Circus. Estávamos em busca da Virgin, mas não conseguimos encontrá-la. Voltamos pra mesma loja que passamos no dia anterior, que só vendo souvenirs de Londres. Comprei algumas coisinhas, como cartão postal, uma caneca pra coleção, uma miniatura de ônibus londrino, bottons e um imã de geladeira. Já era tarde e estávamos morrendo de fome. Eu tinha colocado na cabeça que queria comer no KFC, pois nunca comi (e nem sabia que tinha aberto novamente em SP), então fomos pra estação Marble Arch que sabíamos que tinha um logo na saída. Olha, decepcionei-me eternamente! Que frango ruim e gorduroso. As asinhas de frango apimentadas estavam boas, mas bem apimentadas. Fiquei com os beiços ardendo até a noite. Mas enfim, sobrevivemos.
Fomos andar na Oxford Street, primeiramente entramos na Primark. Realmente as coisas são baratas, eu tava muito a fim de comprar roupa social, mas não tem como experimentar e eu não faço a mínima idéia de qual o tamanho de camisa britânica. Acabei comprando só uma camiseta dos Goonies. Saímos e passamos em uma HMV, digamos que é uma FNAC britânica (que sinceramente, pra mim todas as Virgins de Londres viraram HMV, mas o Rafa jura de pé junto que não). Acabei comprando alguns dvds, vários bottons.... o Rafa comprou alguns dvds tb. Depois estávamos que nem loucos atrás de uma bolsa tiracolo pra mim. A que eu trouxe pra Europa, acabei não levando pra Londres e fez muita falta. Entramos na Adidas e nada, em uma outra loja de departamentos e nada... acabamos entrando numa loja meio chique e achei a bolsa perfeita. Entramos ainda em mais uma loja de souvenirs e acabei comprando uma camiseta.

O Rafa não aguentava mais andar. Então fomos direto pro ponto de ônibus pra voltar pra casa dos meninos. O Mark tinha convidado um amigo brasileiro (Alex, que eu tenho impressão de que conhecia de algum lugar) pra jantar, então voltamos mais cedo. O Dan, um outro cara que mora com eles, que preparou o jantar. O prato principal era uma receita inglesa, chamada "toad in a hole" (sapo no buraco), que nada mais é do que linguiças assadas no meio de Yorkshire pudding, servidas com molho de cebolas (eu odeio cebolas, foi meio difícil de comer tudo, mas eu não podia fazer desfeita) e legumes.
Ficamos ainda conversando um bom tempo com os rapazes, o Alex foi embora, tiramos algumas fotos e os meninos foram dormir.
Tomamos banho e começamos a arrumar nossas malas, afinal no dia seguinte bem cedo iríamos partir. Ainda conversei um bom tempo com a Talita no MSN e fomos dormir.

Fotos??? Depois, né?? hehehe

2 comentários:

Quéroul disse...

ai, fiquei doida com o sapo no buraco. eu AMO cebolas, ia comer tudinho. :)

tô aqui lendo seus dias, Flávio, tô te achando super europeu. :)

=***

Unknown disse...

Fico mto emocionada d ver meu nome no post hauahaua