quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Dia 4 - Londres

Após um jantar delicioso que o Mark preparou (uns bifões maravilhosos, frango e salada), ficamos conversando mais um pouco e fomos dormir.

No outro dia, acordamos bem cedo para que pudéssemos aproveitar mais o dia. Fomos à pé, na companhia do Mark, até a estação Bermondsey e pegamos o tube (metrô), com destino a Canario Wharf. O lugar é uma espécie de centro empresarial, com vários prédios comerciais. Ao que tudo indica fica praticamente numa ilha. Na parte de baixo, fica um shopping. Tentamos tomar café, mas subimos do lado errado da estação, então decidimos pegar o trem.

Fomos até o local em que o Rafa morava em 2004, chamado Beckton. Fica bem afastado de Londres. Pra se ter uma idéia, é a última estação da linha de DLR (Docklands Light Railway, resumindo: trem) que vai para o leste de Londres. É um lugar basicamente residencial, com casas super parecidas umas com as outras e alguns carrões na porta. O único comércio que vi foi um hipermercado. Passamos em frente da casa que o Rafa morava, ele tirou algumas fotos e logo fomos embora.

De lá, voltamos pra London Tower pra aproveitar o sol e tirarmos fotos legais de lá. Tentamos atravessar a Tower Bridge, mas estava interditada de um lado pra pedestres, então resolvemos voltar e pegar o metrô novamente. O Rafa tinha marcado de almoçar com a amiga polonesa dele, Jolinka, que havia morado com ele em Beckton. Pegamos o metrô de novo e descemos na Picadilly Circus. Tiramos mais algumas fotos, aproveitando o sol, entramos numa loja que só vende souvenirs de Londres, mas não compramos nada, deixamos pra outra hora. E fomos encontrar com ela no Royal Academy of Arts, onde ela trabalha.
Ela é uma pessoa suuuuper simpática, simples.. Fomos almoçar e ela sugeriu que fôssemos num restaurantezinho japonês, chamado Itsu. Tem umas bandejinhas já montadas com sushi e sashimi, ou então vc pode optar por pegar uma sopa. Foi o que fizemos: eu e o Rafa pegamos um udon com legumes e frango grelhado em cima e a Jola pegou um sei lá o que, com arroz integral. Até que estava gostoso, meio picante, mas eu tomei um banho de sopa! Os dois ficaram conversando sobre o passado, eu fiquei meio boiando, mas tudo bem. Ela disse que há uns 3 anos atrás, um russo foi envenenado naquele restaurante. O Rafa lembrava da história, eu não lembro nem de ter ouvido falar de algo parecido, mas tudo bem... curiosidades. Depois de lá, voltamos pro trabalho dela. Tomamos um café, tiramos fotos, uma meio tremida foi com a ajuda do guardinha mr Steven, que não soube tirar, mas deixamos pra lá. Fomos conhecer onde ela trabalha, que é um lugar incrível. Ela trabalha na Sociedade dos Antiquários de Londres. É como se fosse uma comunidade (uma coisa meio maçonaria, ou sei lá o que), onde os membros só entram convidados ou por terem feito algo muito importante, especialmente na área de arqueologia. Lá dentro tem uma biblioteca enorme, bem daqueles que aparecem em filmes. Fora o luxo do prédio. Bom, nos despedimos dela e seguimos nosso rumo.

Voltamos pra Westminster, afinal o sol tinha aparecido e foto com sol é mais legal. Tiramos várias fotos lá, principalmente do Big Ben.
Depois seguimos rumo Palácio de Buckinghan. Passamos por dentro do St James Park, um dos parques da rainha. É simples, mas é lindo! Um gramado perfeitamente limpo, um lago com aves diversas, esquilos andando à sua volta. Já na entrada do parque, me deparei com uma cena interessante: um esquilo veio até a mão de um pedestre pegar algo que ele estava oferecendo. Achei fantástico aquilo! Tiramos muitas fotos lá dentro e ao final, encontramos a residência da rainha. Imponente, com portões enormes e guardas na porta. Por estarmos no inverno aqui na Europa, os guardas não usam aquele uniforme vermelho e preto, então é bem sem graça. Eles usam uniformes cinza, bem sem graças. Mas é incrível ver a precisão da falta de movimento (rs) deles. Durante o período que estávamos lá, eles se movimentaram, marchando de um lado pro outro. Acho que pra manter alguma circulação sanguínea.
Saímos de lá, procurando o metrô e o Rafa põe a mão em seu bolso e... a chave da casa dos meninos que estava meio zuada, quebrou em sua mão. Tentamos ligar pro Mark, mas nem conseguimos. Então resolvemos ir até o serviço dele pra avisar e ver o que íamos fazer. Pegamos o metrô lotado, pois já era horário de pico, e fomos pra lá. Enquanto o Rafa foi até lá, fiquei tirando fotos da 20th Century Fox, que fica na esquina e da Soho Square. Voltamos pro metrô e descemos na Victoria Station. Fomos ao banheiro, pois estávamos apertados e depois fomos jantar: McDonald's forever!! hehehe... Comi um Mc Fish e um Mc Chicken (escolhas estranhas, mas eram os únicos que já vem sem cebola e preguiça eterna de pedir pra tirarem!) e o Rafa pediu um Mc Taste. Comemos, fizemos um pouco de hora lá dentro. Saímos na estação, compramos chocolates e fomos pro teatro.

Depois de New York, acho que Londres é a capital dos musicais no teatro. Incrível, tá passando de tudo, em tudo quanto é lugar e sempre vimos propaganda: Priscila, the queen of desert; Shoes; Bewitched; The phantom of opera; Billy Elliot; Mamma Mia!; The wizard of Oz.... resolvemos (eu queria muito ver) assistir Billy Elliot. O teatro é bem antigo. Tínhamos comprado os lugares mais baratos, que fica numa espécie de segundo andar, lá na última fileira. Como eu acho que não tinha gente suficiente, mudaram nossos assentos pro piso principal, em lugares ótimos. O espetáculo é o máximo: a produção, o cenário, as coreografias, as músicas... tudo muito bem feito! Lá dentro compramos 3 programas (um pra mim e outro pro Rafa, e mais um pro seu irmão) e um imã de geladeira.

Saímos de lá tarde, por volta de 22h30, pegamos o metrô e depois o ônibus pra casa dos rapazes. Por falar em ônibus, aquele de dois andares, o tempo todo uma gravação vai falando o número e nome da linha e as paradas que o ônibus vai fazendo, é bem legal. Mas a voz da mulher não sai da cabeça "1 to Canada Waters", o tempo todo.. hehehe

Chegamos quase 0h, tomamos banho, ainda entramos um pouco na net e fomos dormir...

Então, seguinte, estou com um pequeno problema com as fotos. Como são 3 câmeras diferentes, existem diferentes tipos de tamanhos de fotos. Meu espaço no flickr tá quase acabando, então tá meio complicado de subir as fotos. Fora que a conexão aqui é um cocô (pardon). Bom, é isso.... vamos pro próximo dia, esse post ficou beeeeem comprido.

Nenhum comentário: