segunda-feira, 6 de julho de 2009

Basilique du Sacré-Couer

Sempre via fotos da igreja, mas chegando perto vc tem noção da dimensão e beleza que ela tem!

A Sacré-Couer fica em cima de um monte, o Montmartre (dahnn), bem lá no alto! Desculpem a ignorância, mas ela me lembra o Taj Mahal. Tirei inúmeras fotos, tirei até uma especial pra Mara e fui dar uma volta. Tirei fotos da vista, que é linda, e dá pra ver quase a cidade inteira.


Nas escadarias tinha um senhor tocando uma harpa que tinha um som maravilhoso. Até gravei um videozinho que eu só vou subir pro youtube quando estiver no Brasil, pq ontem me travou tudo aqui.

Entrei na igreja, é muito bonito lá dentro. Até mais bonito do que o interior da Notre Dame, só que não pode tirar fotos. Eu pensei em sentar e disfarçar pra tirar umas fotos, mas tinha um segurança lá que quase tirou a câmera de um senhor que estava fotografando. Fora que esse mesmo segurança, fazia "shhhhhhh..." pedindo silêncio o tempo todo, mas tava todo mundo quieto.

Saí da basílica e fui em direção a uma placa que indicava "Dôme / Crypte". Pensei: "oba, vou ver a cidade de um ponto mais alto ainda". Comprei o bilhetinho, tomei coragem e fui. Fui contando: 'um, dois, três... cento e quinze, cento e dezesseis, cento e dezessete... duzentos e trinta e quatro, duzentos e trinta e cinco... ai caralho, isso não acaba??".. sei que ao final foram 312 degraus, pelo menos 7 paradas no meio pra respirar, dois pés e joelhos gongados, mas em compensação uma vista suuuuuper tudo!!!

Pra baixo todo santo ajuda! Ou não, aquela escadaria de pedra toda gasta era escorregadia. Tinha que fazer um esforço descomunal pra não sair rolando escada abaixo. Mais algumas bolhas nos pés pra minha coleção e cheguei ao fim.

Cheguei à tal cripta, que tinha várias estátuas, capelinhas dedicadas a vários santos, salas de tesouro. Mais e mais fotos e finalmente saí da igreja!

Um comentário:

Quéroul disse...

eu fui na sacrecré no dia da fête de la musique.
tinha uns dois palcos lá e tal.
aí, um dos músicos viu aquele bando de brasileiro sentado na escadinha (tinha eu e mais uns 4 amigos e um casal desconhecido perto da gente) e foi conversar com a gente.
daí começou a falar de música brasileira, Jorge Ben e tal...

adivinha qual música a gente teve que cantar com ele numa maluca jam session brasil-frança nas escadarias da igreja?

taj mahaaaaaaaaaaaaaaaaal... taj mahaaaaaaaal.
:)