domingo, 5 de julho de 2009

Notre Dame e Ile de la Cité

Não sei se eu já falei, mas fiquei encantado com a Nossa Senhora, a magnífica catedral de Notre Dame. À noite, quando está iluminada fica melhor ainda!!

Mas voltando ao meu dia, antes de entrar na igreja, tirei algumas fotos e tomei água num bebedouro que fica numa esquina. Foi praticamente a única vez que eu me hidratei no dia.

Entrei, assisti à missa, que já havia começado. Não entendi muita coisa por dois motivos: 1. eu não sigo nenhuma religião e fui pouco a igrejas católicas; 2. o padre estava falando em adivinha que idioma??? Francês, óbvio.


Eu sei que foi um tal de levanta, senta, levanta de novo, canta, senta, levanta e canta mais, o padre começa a cantar como se fosse um canto gregoriano (em latim) o povo responde cantando, e eu lá de pé, minhas costas já doendo. Mas, brincadeiras à parte, é muito emocionante! Principalmente quando o órgão começa a tocar e a parte do canto gregoriano tb. Fiquei todo arrepiado.

No meio da missa, o padre pede pra cumprimentarmos quem está do lado. Não tinha ninguém ao meu lado. Tinha um casal de idosos na minha frente, que se cumprimentaram e depois viraram pra trás pra me cumprimentarem. Achei super legal! Daí me inspirei e virei pra trás tb e cumprimentei quem estava atrás de mim. O Marcelo até me falou que pra quem não gosta de sociabilizar aí no Brasil, eu tou muito saidinho! Ah, mas vamos combinar: se eu não fizer a social aqui, posso até morrer de fome.

Depois fui andar pela igreja e tirei inúmeras fotos! Muitas mesmo! Eu queria até comprar uma moedinha/medalhinha na maquininha lá da igreja, mas eu só tinha notas. E por falar em notas, quando passou a cestinha, vi que todo mundo tava dando, então não podia deixar de contribuir tb. Resultado: saí da igreja 5 euros mais pobre. Mas a missa valeu o preço.

Quando saí da igreja, fui dar uma volta no quarteirão pra ver as lojinhas. Entrei em algumas, comprei postais, uma réplica da torre Eiffel (bem vagabunda, diga-se de passagem) e dois marcadores de livros. Adorei o que aconteceu a seguir: finalmente, segurava em minhas mãos as primeiras moedinhas de euro. (risos)

Daí era hora do almoço. Em frente aos restaurantes tinha um monte de balcõezinhos de sanduíche! Arrasei com um de frango com queijo. Melhor, vou colocar uma foto pra vcs verem:


Fiquei na Place Jean XXIII, atrás da igreja, pra apreciar meu sanduíche e de lá, "bora bater perna".

Um comentário:

Pri Dedinhos disse...

me deu ate fome agora Flaaaaaaaa... adorei as fotos =] beijos