quarta-feira, 8 de julho de 2009

Musée du Louvre

Não tinha a mínima idéia de como é a estrutura do Louvre. Eu o compararia a um grande shopping, com entradas controladas pra alguns corredores, que são as alas do museu.

Fui pela entrada principal, a da famosa pirâmide de vidro, e entrei no "shopping". Até que não tinha muita fila, só umas 15 pessoas na minha frente. Descendo as escadas tem um monte de bilheterias pro Louvre, um balcãozão de informações onde vc pega os mapas e escadas rolantes pra cada uma das alas do museu.



Deixei minha sacolinha, de coisas que comprei no D'Orsay, no guarda-volumes e subi atrás da sra Mona Lisa, na ala de pinturas italianas. Vc vê aquela arte renascentista (desculpem se eu estiver errado, conheço pouquinho só de arte) e é aquele monte de motivos religiosos, caras todas iguais, crianças rechonchudas. Falar a verdade, eu já tava meio de saco cheio: com muita dor nos pés, dor de cabeça, sono, cansaço e verde de fome, além de já ter tirado muita foto no outro museu. Outra coisa que já tava me irritando era aquele monte de gente. Pra todo lado que vc olhava tinha um chinês que estacionava do lado de uma obra e vc não conseguia tirar foto. Nas fotos do Louvre, nem dava pra esperar o povo sair da frente, tinha que tirar a foto com cabeças, pessoas mesmo, senão vc não tirava.

E cadê a vaca da Mona Lisa? A essas alturas, com o mau humor causado por todos os motivos acima citados, passei a chamá-la carinhosamente de vaca. Andei muito lá dentro, vi inúmeros quadros, alguns legais, algumas fotos, até que vi um aglomerado de gente. "Oba, é a vaca!!!", não, não era, mas era algo que valia a pena: a Madona das Rochas, do da Vinci. Andei mais e mais e nada. Sentei um pouco pra descansar e adivinhem: cochilei. Fiquei uns cinco minutos dormindo e, pode parecer estranho, mas até que dá um pouco de ânimo.

Procura daqui, procura dali, voltei pra onde tinha saído. Comecei a seguir as plaquinhas da Mona Lisa (daí vcs me perguntam: "pq não fiz isso antes?" e eu respondo que tem uma hora que as plaquinhas acabam e vc não sabe mais pra onde ir), na verdade, acho que quem organiza o acervo é um fdp, pq eles devem fazer de propósito e escondem a vaquinha. Fui por um outro caminho e vi coisas novas, as jóias da coroa, até que vi uma sala que tinha uma multidão: sim, sim, era ela, a Gioconda! Tirei algumas fotos e só não fiquei mais decepcionado com o tamanho dela (sim, ela não é grande como a gente imagina) pq eu já tinha lido, fui atrás da Venus de Milo.


Essa senhora foi um pouco mais fácil de achar! Tirei só umas duas fotos, pq já não tava mais dando. Eu tinha que voltar pro hotel, eu tinha que descansar, eu tinha que fazer alguma coisa. Saí da ala e fui comer alguma coisa. Parei no correio antes, finalmente coloquei os cartões postais no correio, passei por algumas lojas de souvenirs do Louvre, nada de interessante e segui pra Starbucks. Peguei um sanduiche de presunto e queijo, pedi um pedaço de chocolate cake (eu queria um muffin de bluberry, mas tava em francês e preferi não arriscar) e um frapuccino Citron Hibiscus grande. Não sei se o caixa não entendeu o meu "grande" e parece que ele cobrou um tall (menor). A menina que entrega as boissons ficou toda perdida pq eu tinha pedido um Hibiscus grande e o caixa cobrou um tall. No final ela me deu um Citron de limão mesmo, pq era o único tall que tinha lá e eu nem discuti, afinal como eu ia falar em francês. Deixei pra lá!

Comi e recuperei um pouco das minhas energias. Fui pra ala das artes egípcias. Essa sim não tinha tanto segredo. Já na frente vc vê uma esfinge e vai seguindo pelas salas. Tirei bastante foto, mas nada da tumba de Tutankhamon ou do Escriba Sentado. Quer saber, desisti! Fui embora.


Passei no Caroussel du Louvre (um shopping junto ao Louvre) e entrei na Virgin Records. Então, acabei pecando: comprei um HD externo de 1 Tb. Comprei ainda algumas canetas, um estojo e um álbum de fotos. Saí, ainda cheguei a entrar na Sephora, mas saí logo pq eu tava muito cansado. Fui embora, cheguei no hotel, tomei um banho e dormi.

Detalhe, no metrô, comprei uma Coca numa daquelas maquininhas. A Coca tava quente e não é que ela subiu e deu mó banho nas minhas sacolas? O HD tudo bem, tá na caixa. As coisas do D'Orsay tudo bem, tão embaladas. Mas e o álbum. Nem vi qual foi o estrago.

É isso pessoal, por hoje é só. Tá aqui o link do restante das fotos.

Um comentário:

Unknown disse...

Uau! Tô "viajando" junto contigo... aliás,vc descreve de um jeito que me sinto em Paris e rindo das suas maluquices como por exemplo,adotar apelido tão doce para Monalisa rsrsrsrs . . . vc é um caso sério! Beijinhos....