quarta-feira, 8 de julho de 2009

Musée D'Orsay

Peguei o metrô na estação Kleber, com destino ao Musée D'Orsay. Eu já achando que tava entendendo tudo de metrô parisiense e entrei no trem.

Entrei, sentei e comecei a olhar na regüinha (eu sei que pela nova ortografia não existe mais trema, mas não consigo) de estações e vi um monte de nome de estação estranha. Peguei meu super mapa do metrô quando percebo que peguei o errado. Não é uma beleza? Mas como o metrô de Paris é uma teia de aranha então, vc sempre consegue ir pra qualquer lugar, independente de onde esteja. O que pode mudar é o número de correspondances que vc vai fazer. Como foi o meu caso, já que tive de fazer uma a mais.

Desci na estação Tuileries e finalmente dei uma olhada nos jardins da Tuileries. Cheio de estátuas, com um parque de diversões. Atravessei pela entrada dos jardins e quando olhei pro meu lado esquerdo que percebi onde estava: de frente pro Louvre e sua pirâmide controversa. Tirei umas fotinhos, mas meu destino era o Musée D'Orsay.

Cheguei lá, peguei uma filinha básica pra entrar. Passei por uma porta giratória que achei super moderna, era eletrônica e passava umas 10 pessoas de uma vez. Lá dentro peguei uma fila da bilheteria. Pedi uma entrada e a moça perguntou minha idade (em inglês), respondi twenty-nine, não sei se ela entendeu errado, mas ela me deu uma entrada com valor reduzido (semelhante à nossa meia entrada, mas nesse caso é mais barato pra menores de 26 anos).

Peguei o mapinha e entrei no museu. Meu objetivo principal: a ala impressionista. Subi ao quinto andar e comecei a tirar fotos, tirar fotos, tirar fotos. Inclusive, antes que alguém me julgue, deixa eu explicar como tirei as fotos: tirava foto do quadro inteiro; se tivesse algum detalhe interessante eu aumentava o zoom e tirava foto do detalhe; e, em seguida, tirava foto da plaquinha com o nome do autor e da obra. Eu falo de me julgar, pq muitos dos detalhes pode ser um pinto, uma teta, uma xoxota (sorry pelo vocabulário), mas eu não tirava por serem essas partes do corpo, tirava pq me chamava atenção.

Eu devo ter tirado mais de 400 fotos só dentro desse museu. Depois de ter tirado fotos de muitos Renoir, Monet, Van Gogh, Monet, Toulouse-Lautrecq, etc, desci e fui ver mais algumas alas. Fui tirar mais algumas fotos das estátuas lá embaixo, inclusive alguns Rodin, mas eu estava temeroso pela bateria, já que uma já tinha ido pro saco e ainda precisava tirar fotos no Louvre.

Saí do museu e tava uma chuvinha chata, mas dava pra encarar. Foi só eu sair da parte coberta que começou aquela chuva. Corri pra parte coberta e não deu nem 3 minutos a chuva parou. Atravessei novamente o Sena (a nado, rs... tou brincando, óbvio, dahnnn) e fui pro Louvre.

Eu ia subir as fotos todas juntas, mas o Picasa não deixa subir mais de 500 fotos num álbum, então dividi entre Musée d'Orsay e Louvre. Taqui o link das fotos do d'Orsay. Diquinha: se vc não gosta de quadros, impressionismo, arte em geral, neeeeem se abale a ver as fotos, pq é praticamente só isso.

Nenhum comentário: