domingo, 5 de julho de 2009

Le Pantheon!

Como disse no último post, avistei aquela construção enorme e fui lá tirar fotos! Resolvi entrar, quando eu percebi que era pago. Fui pra minha primeira visita paga (sem contar o Bateaux Parisiens e a missa na Notre Dame, rs). Custa 8 euros. Achei um pouco carinho, mas até que foi surpreendente.

A igreja (ou seja lá o que for aquilo) é super alta. Acho que até mais alta do que a Notre Dame. Um espaço enorme, bastante mal aproveitado diga-se de passagem, mas que tem muitas pinturas nas paredes, bastante esculturas e um pêndulo de Foucault, bastante curioso.
Tirei mais algumas fotos quando vi uma portinha aberta. Curioso fui lá ver e tinha uma placa escrito: Crypte / Cript. Então tá, né, vamos ver! Desci as escadas já meio assustado (risos), quando cheguei lá embaixo um vento gelado me fez estremecer. Não tinha ligado o nome Cripta a túmulos e etc. Depois que tinha tirado algumas fotos que vi do que se tratava. Fui mais pro fundo e o teto começou a baixar. O que, lá em cima era super alto, aqui embaixo só tinha um metro e pouco pra cima de mim.
Entrei numa porta que dava pra uma "pracinha" redonda, que tinha outros lugares pra visitar nas outras 3 direções (uma delas foi a minha origem). Me senti num labirinto. Quem assistiu "O nome da rosa" deve se lembrar daquela biblioteca maluca, que no final pega fogo. Me senti perdidinho daquele jeito, ainda mais cheio de tumbas pra visitar.
Mas achei até diferente, ver túmulos de pessoas famosas, como Voltaire, Rousseau, Victor Hugo, Emile Zola, Louis Braille, entre outros.
Mas uma das coisas que mais me emocionou, de verdade, foi o banheiro! Não que eu estivesse super apertado, afinal não bebi água durante o dia. Mas foi aliviante!

Nenhum comentário: